Quem aí ama ler? Eu sempre amei muito ler e tive incentivo desde pequena em casa, além de ter mãe professora que trabalhou até na biblioteca, então não poderia ser diferente. E claro que com meu amor pela leitura veio o amor pela escrita e hoje é o que mais amo fazer: pesquisar e escrever sobre moda! E nesse caminho li vários livros da área e fiz um apanhado com 5 deles, bem diferentes, pra indicar pra vocês e inspirá-los! Tem ficção, autobiografia e biografia também. Vem ver!

1 - Man Repeller - Leandra Medine

Você deve conhecer ou ao menos ter ouvido falar sobre a Leandra, a criadora do blog de moda americano Man Repeller, que é referência mundial no assunto e tem uma forma super divertida e diferente de falar sobre o assunto e dar dicas de looks. Assim como o blog, o livro não poderia ser diferente: Leandra fala de sua vida toda com histórias hilárias e bem humoradas com base em lembranças em peças de roupa ou acessórios e ainda ilustra com fotos de sua vida em preto e branco. É muito incrível, leve, divertido e te faz querer ser BFF da Leandra no ato! Leitura obrigatória.

2 - O Gênio da Zara - Covadonga O'shea

Muita gente não sabe, mas a Zara, a maior rede de fast fashions do mundo foi fundada por Amancio Ortega, que por incrível que pareça, era um homem pobre, sem condições e sem estudos que apostou no seu lado empreendedor e junto com o irmão pegou um pequeno empréstimo bancário e montou uma pequena facção, com as esposas de ambos na costura. E assim nasceu a gigante que hoje nos veste quase e nos leva à loucura e muitos registros na fatura do cartão de crédito.

No livro, toda a história de Amancio é contada e é incrível conhecer mais sobre essa história e saber como a Zara começou e como Amancio levou e leva a empresa até hoje. É uma inspiração certa! Pra quem ama moda/empreendedorismo, vale a leitura.

3 - O Diabo Veste Prada - Lauren Weisberger

Quem nunca viu esse filme? Impossível não ter visto e muito menos não gostar! É aquele clássico que podem passar mil anos e a gente sempre vai querer ver de novo. Traz uma realidade nada glamourosa do mundo da moda que muita gente não conhece nem imagina, com muita diversão e looks incríveis no figurino, além de Anne "Musa" Hathaway e Meryl "Diva" Streep! E o livro é ainda melhor que o filme e mais cheio de detalhes. Se você ainda não leu, leia! Certeza que você vai amar reviver essa história com Andy, Emily, Alex, Miranda e companhia!
 

4 - Girlboss - Sophia Amoruso

Não poderia deixar de mencionar o livro que me acordou pra vida e me fez seguir meus sonhos, literalmente! Sei que principalmente depois do lançamento do seriado que teve inspiração no livro e da falência da Nasty Gal e da venda da empresa pela Sophia sua imagem não é das melhores e muita gente condena ela e questiona muito suas ações/integridade. Mas uma coisa é certa: o livro é uma autobiografia que fala muito de empreendedorismo feminino e te dá um empurrão, muitas vezes necessário, à seguir os seus sonhos! E não, não tem nada a ver com a série, que foi feita com uma inspiração, mas não baseada mesmo no livro e na vida da Sophia. Ou seja, vale à leitura!

5 - Moda com Propósito - André Carvalhal

Esse é o meu preferido de todos e que mudou mesmo a minha vida em todos os sentidos. Eu já tinha lido Girlboss e com ele me impulsionei à perseguir ainda mais meus sonhos e objetivos e tirei meu blog do sonho e do papel. Mas o livro do André me trouxe o que há de mais importante: propósito, não só no que faço mas na vida mesmo! Moda é muito mais do que vender roupas e o André fala sobre moda atual e o seu real propósito de uma maneira simples, didática e muito real, com exemplos que a gente pode realmente visualizar e entender tudo. E aposto que você vai mudar muito a sua dforma de ver o mundo e de consumir, não só moda, mas tudo mesmo. É life changing

E aí, já leu algum desses? Conta pra gente!

Quem ama acompanhar as semanas de moda como nós? Ficamos ainda mais felizes acompanhando uma semana de moda brasileira e vendo o tanto de talento na moda que o nosso país tem, e cada vez surgem mais! É de dar orgulho mesmo. Em um país tão difícil de fazer carreira nesse setor quanto o nosso, temos que valorizar cada um que consegue seu espaço e chega lá. E acompanhando essa edição de número 46 do SPFW vimos muitas marcas incríveis novas, além dos participantes do Projeto Estufa (que tem a chance de debutar na SPFW suas coleções, permitindo assim o lançamento de novos talentos na moda).

E observando tudo vimos várias tendências novas e interessantes pro nosso Inverno 2019 que já podemos sair usando! Vejam:

 

AMARELO

O amarelo é uma cor que eu amamos apesar de não ser tão fácil de encontrar, o que vai ser facilmente mudado com a trend. A maioria das marcas desfilou ao menos uma peça na cor, e de todos os tons, desde o mais claro, passando pelo neon, até o mostarda. É uma aposta legal que dá pra usar já no verão e incorporar no inverno também.

 

ALL DENIM

O jeans vem cada vez mais forte e até em marcas e peças mais chiques e elegantes. As maiores trends vistas no jeans foram: look all jeans, costura clara no jeans escuro (trend forte vista na gringa e que vai bombar aqui também) e patchwork de jeans (outra que vi nos desfiles internacionais também). Quem não ama jeans, né gente? Tendência mais democrática que existe!

 

WESTERN

Pra quem gosta de uma pegada country, chegou a sua vez! As peças com pegada country vem com tudo no inverno que vem: muitos tons terrosos, botas cowboy, couro, franjas, cintos e acessórios western pra gente se sentir no Texas mesmo. Achei legal como a releitura dessa trend tá super moderna e usável pro inverno. Gostaram?

 

GENDERLESS

A moda agênero é uma vertente que cresce a cada dia mais e os desfiles do SPFW reforçam isso. Não temos mais roupas exclusivamente femininas e masculinas, o que é muito democrático e importante pra gente poder cada vez mais se libertar de padrões impostos e do preconceito que existe nesse sentido e de podermos todos usar qualquer peça que quisermos!

 

COURO

O couro bombou nos desfiles, desde peças bem básicas, como jaquetas, até em vestidos de festa luxuosos. Eu amo a textura e acho a cara da estação! E outra coisa bacana que vimos foi o mix de texturas de couro + algum tecido leve e fluido. Inspiração pra gente!

 

Gostaram das tendências? Em qual você mais aposta?

 

A semana de moda brasileira mais bombada, a SPFW, está na sua edição de número 46 e já rendeu vários desfiles incríveis, além de marcas novas e trends que estão se destacando. Mas a semana de moda de SP vai muito além dos desfiles e do que acontece na Bienal… Os looks das ruas também são um destaque à parte e que assim como os desfiles, são grandes geradores de tendências e novas ideias e inspirações. Como já estamos no quarto dia de desfiles, muitos fashionistas já passaram por lá com looks incríveis e que podem te inspirar nos seus looks também! Quer ver como? Separamos 8 inspirações das ruas de SP pra vocês:

Amarelo + branco: uma combinação que tem a cara da próxima estação e é linda! Teste com peças que você já tenha nessas duas cores: é sucesso garantido! E uma forma fácil de colocar o amarelo nos seus looks.

Monocromático: usar a mesma cor da cabeça aos pés é uma forte tendência e se for nos tons pastéis, ainda mais trendy! Esses tons vão bombar no verão e são ótimos pra usar combinados entre si, ou até com a mesma cor, ou com jeans, com branco, com nude, com preto… Rendem mil propostas diferentes!

Alfaiataria pink: A alfaiataria já é trend recorrente e tem se tornado cada vez mais popular e usada não só para compromissos e eventos sociais como em looks super casuais do dia a dia. E na cor pink ela tem bombado muito e o conjuntinho virou desejo entre as fashionistas. Vale o investimento, já que dá pra você usar em conjunto ou as peças separadas, criando muitos looks diferentes!

Couro de cobra: o animal print em geral está em alta, mas um em específico que estava meio esquecido e retorna com força total é o couro de cobra. Aposte não só nas roupas mas também em acessórios e sapatos na estampa.

All white: se tem look monocromático mais elegante do que esse, desconheço! Mesmo que você use camiseta + calça brancos, vai ficar com cara de um look sofisticado só pela cor. Além disso, é uma combinação super verão.

Lavanda: a cor já vem se destacando na moda mas vem com força total no nosso verão! E o mais interessante é que mesmo sendo uma cor suave, combina tanto com tons clarinhos como com tons fortes, como nesse look.

Linho: esse é o nome do tecido do verão 2019! E ele vem não só em calças, mas em tudo quanto é tipo de peça: vestidos, conjuntinhos, saias, shorts, bermudas, blusas e croppeds. Ou seja: vai dominar as ruas! E ele é bem versátil: dá pra combinar com camiseta/jeans em looks casuais ou com blusa de crepe e um salto, como na foto.

Poás + listras: as estampas que vão dominar as ruas no verão! Ao invés de usá-las separadas, porque não testar um mix entre elas? Fica estiloso no ato e é uma forma diferente de usar suas peças.

Gostaram dos looks e das dicas? Comente o que você gostaria de ver por aqui!

Capital Chic

Assine e receba notificações por e-mail de tudo que está acontecendo!

ÚLTIMAS DO INSTAGRAM
@capitalchic
FACEBOOK
Making Off Maria Náutica!